Plano de negócios
RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de mostrar o que é um plano de negócios, sua importância e estrutura, demonstrar que se trata de uma ferramenta dinâmica de gestão, sendo possível planejar e decidir a respeito da empresa levando em conta o seu passado, sua situação atual no mercado, clientes e concorrentes.
Palavras-chave: Empreendedorismo. Planejamento. Plano de Negócios.
1 INTRODUÇÃO
O plano de negócios é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado. Geralmente é escrito por empreendedores, quando há intenção de se iniciar um negócio, mas também pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão. Pode ser uma representação do modelo de negócios a ser seguido. Reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser. É uma ferramenta muito útil para ajudar em uma nova empreitada.
Determinar os caminhos a serem tomados para alcançar um objetivo é a finalidade de um plano de negócios bem elaborado, sendo fundamental para o empreendedor traçar suas estratégias, mesmo que não esteja à procura de investidores.
Com o plano desenvolvido o empreendedor tem uma visão mais ampla de seu negócio, é o norte do projeto, influenciando decisões sobre o futuro do empreendimento. De posse de uma visão mais clara do negócio o empreendedor pode planejar e conduzir sua empresa através de caminhos mais promissores, garantindo que se empreendimento seja bem sucedido.
2 O PLANO DE NEGÓCIOS
Uma das ferramentas que o empreendedor pode empregar para aumentar suas chances de sucesso é o plano de negócios. Esta ferramenta tem o poder de nortear o empreendedor na tomada de decisões estratégicas, ainda no início de seu negócio. O plano de negócios é um documento que descreve o empreendimento, os rumos mais adequados para o mesmo e o meio no qual ele se insere. Não existe uma estrutura