Plano de Negócios
Nome fantasia:
CNPJ:
Código CNAE/Grau de risco:
Atividade principal:
Horários de trabalho:
Endereço:
Telefone:
E-mail:
Cidade/Estado:
Nome dos responsáveis/telefone/e-mail
PROGRAMA DE COMBATE AO ABSENTEÍSMO
Baseado no documento elaborado pelo Médico do Trabalho Dr Thomas Eduard Stockmeier, PhD em Medicina Ocupacional pela ANAMT, publicado em março de 2005.
INTRODUÇÃO
O absenteísmo é um problema para a empresa, seja ele causado por motivos de saúde ocupacional (acidentes típico de trabalho, de trajeto, doenças do trabalho ou doenças ocupacionais) ou assistencial (doenças comuns, tratamentos médicos ou odontológicos, cirurgias) ou ainda por motivos que não por saúde (doação de sangue, gala, luto ou por motivos de ordem legal).
O médico do trabalho, o gestor de pessoas (RH), a diretoria da empresa, as chefias e encarregados devem tomar todas as medidas a seu alcance para inibir a falta ao trabalho, seja justificada ou não.
Cabe a chefia ou encarregado na suspeita de doença ou queixa em relação à limitação funcional ao trabalho desenvolvido pelo funcionário encaminhar este funcionário para avaliação médica ou odontológica com a finalidade de dirimir dúvidas. De preferência, orientar para marcar consulta.
TIPOS DE ABSENTEÍSMO
São três os tipos de absenteísmo, a saber:
1) Absenteísmo por motivo de saúde: a) Ocupacional: acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e do trabalho, por exemplo. b) Assistencial: doenças comuns, sazonais, doenças cirúrgicas não ocupacionais, parto, acidentes domésticos e de trânsito, por exemplo.
2) Absenteísmo por motivos que não de saúde.
CAUSAS DO ABSENTEÍSMO
Abaixo estão listadas as situações potenciais para faltas ou perda de tempo de trabalho, principalmente por motivos de não saúde: a) por cúmplices pessoais internos: chefes e encarregados que não monitoram a presença ou ausência de seus subordinados no local onde deveriam estar, “pulso fraco” ou “laisse a faire”, agenda do