processos administrativo
O Planejamento empresarial, nada mais é que a primeira função administrativa. Desde o inicio dos tempos, sempre ficou claro a necessidade de executar ações planejadas para que se obtivessem sucessos nos objetivos. Segundo Idalberto Chiavenato (2011, p138)
O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a ser atingido e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. O Planejamento é uma técnica para observar a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações.
Em todos os segmentos da sociedade é necessário executar ações planejadas cujo objetivo é o de alcançar metas. Dentro das organizações, planejar é fundamental para que se alcance de um modo eficiente e eficaz determinado objetivo com o maior aproveitamento de esforços e recursos disponíveis, que além de obter os resultados desejados, mantenha a organização sempre atualizada, inovando no mercado que opera, mantendo a qualidade tanto de produtos quanto dos serviços. Nesse contexto, com um planejamento bem feito, é possível identificar fracassos, oportunidades, ameaças e principalmente, estar atento a todas as possíveis inovações de concorrentes. Em resumo, o tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.
2.1 Tipos de Planejamento
O planejamento é organizado em vários níveis organizacionais, sendo eles: Planejamento Estratégico: é de responsabilidade da alta administração, responsável por traçar metas e objetivos a ser alcançado, prever riscos, visualiza oportunidades e captar recursos. Processo gerencial, que permite ao administrador efetuar o norteamento da organização no sentido de aperfeiçoar a relação entre a organização e o ambiente em que está inserida. Planejamento Tático: envolve