Plano de negócios passos
Introdução
Quando se fala em empreendedorismo, remete-se naturalmente ao termo plano de negócios (business plan). Assim o plano de negócios é parte fundamental do processo empreendedor. Empreendedores precisam saber planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa a ser criada ou em crescimento. A principal utilização de um plano de negócios é a de prover uma ferramenta de gestão para o planejamento e desenvolvimento das empresas.
Com o plano de negócios é possível identificar os riscos e propor planos para minimizá-los e até mesmo evitá-los; identificar seus pontos fortes e fracos em relação a concorrência e o ambiente de negócio; conhecer o mercado e definir estratégias de marketing para os produtos e serviços; analisar o desempenho financeiro do negócio, avaliar investimentos, retorno sobre o capital investido. Dessa forma, o plano de negócios não é uma ferramenta estática, pelo contrário, é uma ferramenta extremamente dinâmica e deve ser atualizado e utilizado periodicamente.
A cultura de planejamento ainda não está totalmente difundida no Brasil, ao contrário de outros países, como por exemplo os Estados Unidos, onde o plano de negócios é o passaporte e o pré-requisito básico para a abertura e gerenciamento do diaa-dia de qualquer negócio, independente de seu tipo ou porte. Mas essa situação tem mudado rapidamente nos últimos anos devido a vários fatores, principalmente pelo fato de muitas instituições, bancos, órgãos governamentais (MCT, BNDES, CNPQ etc) estarem exigindo o plano de negócios como base para a análise e concessão de crédito, financiamento e recursos às empresas, entidades etc. O plano de negócios está, cada vez mais, tornando-se a principal arma de gestão que um empresário pode utilizar visando o sucesso de seu empreendimento. Por essa razão, É necessário que se entenda o que significa escrever um plano de negócios, como proceder, o que escrever e como utilizá-lo para as diversas finalidades a