Plano de negócios - cantina italiana
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO
NOME: XXXX
Cantina Italiana
Trabalho de Estágio apresentado ao Curso de Graduação em Administração Pública da FGV-EAESP
Área de concentração: Plano de Negócios.
São Paulo
Dezembro
2010
-------------------------------------------------
Introdução
A cidade de Americana, localizada no interior do Estado de São Paulo, tem cerca de 200 mil habitantes e é a 72ª cidade mais rica do Brasil, com um PIB per capita em torno de R$ 26.500,00. Além disso, apresenta o 59º IDH de São Paulo, uma taxa de 95% de alfabetização, e um alto grau de urbanização, onde 95% de suas ruas são asfaltadas, 97% das casas possuem rede de água e esgoto, 100% das residências contam com iluminação pública, 85% do esgoto é tratado, a coleta de lixo atende 98% da cidade e a coleta seletiva está sendo gradualmente implantada no município (SEADE, 2010).
Os índices da cidade refletem uma população que tem acesso aos melhores meios de comunicação, assim como possuem recursos financeiros para gastos com bens de consumo de alto padrão. A alta renda per capita da cidade gera uma demanda crescente por bens e serviços de lazer. Entretanto, os empreendimentos existentes na cidade não conseguem atender completamente essa demanda.
Ademais, se considerada a região de Americana, expande-se o mercado consumidor para cidades como Santa Bárbara e Nova Odessa. Estas fazem divisa com Americana, porém são menos industrializadas e urbanizadas. Dessa forma, entende-se que o comércio da cidade é o mais desenvolvido, sendo assim sua capacidade de atendimento da demanda por serviços de alto padrão é também maior.
Neste contexto, passa-se a analisar a demanda por restaurantes de alto padrão na cidade, esta se mostra forte, e não há uma oferta que consiga supri-la por inteiro. Os restaurantes de alto padrão da cidade podem ser divididos em determinados grupos: A la carte, self-service, churrascarias, pizzarias, bares e