plano de negócio
TRABALHO DE:
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
São Cosme e São
Damião:
Dar, Receber e
Retribuir.
Administração, 8º Período, Noite
Professor: Jorge Antonio
Alunos: Daniele Gomes
Edilson Junior
Florence
Carlos
Thaiza Almeida
Marcos Vinícius
No dia 27 de setembro é comemorado o dia de
Cosme e Damião com o antigo costume de distribuir doces para as crianças.
Apesar de todas as diferentes influências e adaptações provenientes de diferentes ramos religiosos, a essência do ato de caridade permanece intacta. Quando jovens, Cosme e Damião estudaram medicina e decidiram empregar seus conhecimentos de cura à pessoas necessitadas sem cobrar nada em troca, simplesmente a gratidão dessas pessoas. Fizeram isso durante toda a vida e pararam apenas quando foram mortos sob acusação de bruxaria e misticismo pelo imperador Diocleciano, na antiga Roma, por volta do ano 300 d.C.
Cosme e Damião tornaram-se então mártires da caridade e à eles foram atribuídos diversos milagres, bem como também tornaram-se protetores das crianças, médicos e farmacêuticos, tornando-se mundialmente conhecidos.
Além de toda a tradição e influência religiosa (os irmãos são considerados santos e cultuados em diversas religiões por seus atos de cura e bondade) a comemoração desta data traz também um apelo à bondade humana de dar, receber e retribuir.
Todos os anos, milhares de criança por todo o país saem às ruas para pedir doces. Existem características em cada região do país. Por exemplo,
na Bahia as pessoas comemoram oferecendo caruru, vatapá (comidas típicas da região) e pipoca para a vizinhança. Os adultos se preparam dias antes e compram ou fazem doces para distribuir as crianças sem esperar nada em troca. Dão simplesmente pelo ato de bondade para ver a felicidade das crianças que aguardam ansiosamente pelo dia.
Quando crescem, essas mesmas crianças que receberam doces em sua infância ensinam seus filhos e as crianças do bairro ou da cidade