Plano de negócio
Faculdade Anhanguera de Campinas
Curso de Administração – Unidade 1
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Professor Orientador: Ricardo José Pereira
Entrega
00/00/00
1. DESENVOLVIMENTO
ETAPA Nº1 Comportamento Organizacional – Visão Sistêmica
Passo 1 – Definição Comportamento Organizacional
A preocupação com a qualidade de vida dentro do trabalho é algo muito recente. Podemos citar, por exemplo, a Revolução Industrial do século XVIII como um marco de mudança no antigo modo de viver, pensar e principalmente produzir. O crescimento populacional europeu aumentou o consumo e a demanda por mercadorias, e a mais nova classe da burguesia industrial visava lucros cada vez maiores, com baixos custos e rapidez de produção.
No manuseio das máquinas a vapor, movidas à carvão mineral, trabalhavam operários mal remunerados, condicionados a longas jornadas de trabalho que podiam chegar à 14 horas. Adicionada à estas condições, o trabalho em si era insalubre, com riscos para o operador. Percebe-se que nesta época o que movia o funcionário era apenas a necessidade de trabalhar para sustento próprio e de sua família. Não havia a preocupação com o bem estar no ambiente de trabalho, e inadvertidamente o rendimento era bem menor do que poderia render um operário satisfeito com seu trabalho, devidamente remunerado e com condições seguras para executar suas funções.
A mudança veio com a instauração de leis trabalhistas protetoras que começaram a garantir direitos aos trabalhadores como salário mínimo, folgas e férias remuneradas. A preocupação com o comportamento do funcionário dentro do trabalho começou quando os gestores perceberam que funcionários satisfeitos rendem muito mais.
Nos tempos atuais é possível definir comportamento organizacional como o estudo que influenciam positivamente as mudanças no seu comportamento. É possível ressaltar que Comportamento Organizacional