Plano de negócio temakeria
Elimara Clélia Rufino
Apresentação
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
Desde a década de 1980 a culinária japonesa vem conquistando cada vez mais espaço no gosto dos brasileiros. Com um novo conceito em fast food étnico, os temakis, tipo de sushis em forma de cones, preparados basicamente com arroz acompanhado de peixes e legumes enrolados em formato de um cone feito com alga, têm atraído à preferência de um público numeroso que quer comer rápido e de maneira nutritiva.
De origem japonesa ?Te? significa mão e ?maki? enrolado. O temaki é feito somente com as mãos, diferentemente dos demais alimentos japoneses que são enrolados com o apoio de uma pequena esteira de bambu. Saudáveis e de baixa caloria, os cones, como também são conhecidos aqui no Brasil, originalmente eram feitos para reaproveitar alimentos que sobravam do preparo dos sushis e, desde que chegaram ao nosso país, já mudaram de tamanho, além de já terem sido adaptados conforme características das diferentes regiões do país, ganhando sabores, cores e ingredientes regionais.
Vida corrida, muito trabalho, stress e preocupação com o aumento de peso e a saúde, são temas bastante atuais da sociedade brasileira. Numa época em que as 24 horas do dia parecem não ser o suficientes para dar conta de fazer tudo o que precisamos e queremos, as Temakerias tem se transformado em uma opção de renda e trabalho para muitos empreendedores, pois buscam atender a alguns