Plano de negócio - Portal
Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura
Fundada em 15 de março de 1959, sob a denominação de Sociedade Assistencial Nossa Senhora Aparecida (SANSA), passou a ser chamada de Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura (SPAC) em 15 de setembro de 1981, tendo como idealizador e criador o Bispo Diocesano de Pelotas, Dom Antônio Zattera.
Constituída sob a forma de Sociedade Civil, de fins não econômicos e com tempo de duração indeterminado, assumiu a condição de mantenedora da Universidade Católica de Pelotas. Como entidade de caráter filantrópico, atua nas áreas de educação e assistência social, através da UCPel, atendendo e beneficiando a comunidade com programas especiais, bolsas de estudo, gratuidades e atendimentos na área da saúde por intermédio do órgão auxiliar da Universidade, o Hospital Universitário São Francisco de Paula.
Hoje, perante os órgãos legais (CNAS, INSS e CMAS), a SPAC se encontra em situação regular, cumprindo desta forma a responsabilidade legal a que está comprometida.
Universidade Católica de Pelotas
Tradição na formação de profissionais éticos, trajetória marcada pelo relacionamento com a comunidade e uma infraestrutura em constante aperfeiçoamento para embasar as ações desenvolvidas nas diversas áreas do conhecimento. Esses são apenas alguns dos itens que compõem a história bem-sucedida que a Universidade Católica de Pelotas tem construído ao longo de sua existência.
Nascida com perfil comunitário, sendo a primeira Universidade do interior do Rio Grande do Sul, a UCPel dedica-se ao ensino, à pesquisa e à extensão. Assim sendo, a razão de ser da Católica está intimamente ligada com seu papel na comunidade.
Embora a data do dia 07 de outubro de 1960 seja a grande celebração quando o assunto é a Universidade Católica de Pelotas, por ser esta a data de sua fundação, a história desta Instituição começou bem antes, com a faculdade de Ciências Econômicas, que funcionava desde 1937, nas