trabalho de EDI
O EDI (Electonic Data Interchange, ou Intercâmbio Eletrônico de Dados) é um sistema de envio e recebimento de documentos eletrônicos padronizados entre parceiros de negócios. Estes documentos são gerados a partir de dados das transações comerciais e enviados eletronicamente aos parceiros.
As transações comerciais entre clientes e fornecedores envolvem o envio e recebimento de documentos, tais como:
Pedidos de compra Programações de entrega Avisos de embarque (Nota Fiscal) Solicitações de cotação Cotação Boleto bancário
Esses documentos são rapidamente enviados aos seus destinatários pelos sistemas de EDI, reduzindo os tempos e os custos envolvidos nos processos comerciais e logísticos entre empresas.
A padronização do EDI
Para que duas pessoas possam se comunicar é necessário que exista uma forma de linguagem comum, sendo que para se consiga comunicar duas linguagens diferentes é preciso um meio de tradução entre as duas linguagens.
Pois o mesmo problema é encontrado na comunicação entre empresas. Cada empresa possui seus próprios formulários de documentos com as informações relevantes para o seu negócio. Estes formulários são normalmente extraídos e inseridos nos sistemas de informação de cada empresa.
Nas pequenas empresas não é incomum encontrarmos uma ou mais pessoas responsáveis pelo recebimento de documentos (cartas, fax e e-mail) e inserção nos sistemas de informação da empresa. Também não é raro observarmos problemas gerados por erros de digitação e interpretação dos dados.
Um outro problema encontrado é a grande diversidade de sistemas utilizados pelas empresas, geralmente incompatíveis entre si.
Esse é essencialmente o papel do EDI: estabelecer um canal comum de comunicação entre as diferentes empresas e seus sistemas de informação, eliminando trabalhos desnecessários, automatizando a troca de informações, reduzindo erros e agilizando os processos.
O EDI no