PLANO DE NEGOCIOS
2.1.1 Descrição do Negócio
O negócio em si é a própria atividade a que a empresa exerce, sendo ela com ou sem fins lucrativos. De acordo com Degen (1989) para identificar a oportunidade de um futuro negócio, o empreendedor deve descrever claramente qual a necessidade do grupo de clientes que pretende atender, com qual produto, e quanto esse cliente está disposto a pagar.
Para Chiavenato (1995, p. 14): “o melhor negócio é aquele que consegue juntar a experiência e o conhecimento do empreendedor com as necessidades do mercado”
A Melo é uma indústria com fins lucrativos, o surgimento da idéia em abrir essa indústria de Frios está no fato de já haver pessoas da família que trabalha na venda de queijos.
A princípio não há uma diferenciação no layout ou sabor em relação à concorrência, a diferenciação do produto estará no preço. Ela atenderá a região da grande Florianópolis a preço mais competitivo e de ótima qualidade.
O fato de não haver sazonalidade, torna o queijo um produto atrativo em diferentes épocas do ano; combina com qualquer ocasião, está na mesa das diferentes classes sociais e em diferentes tipos estabelecimentos, ele combina com tudo, desde um simples “sanduichinho” até em sofisticados pratos. O queijo é um alimento que raramente não falta no consumo do brasileiro.
2.1.2 Descrição da Missão
Como a Missão é a expressão da razão da existência da empresa, em um ambiente em crescente mutação, é fundamental dotá-la de flexibilidade para que possa acompanhar as mudanças ambientais.
Outro aspecto importante em relação ao tema é que a Missão deve ter "a cara da empresa", uma espécie de sua carteira de identidade.
Devemos questionar periodicamente a Missão, avaliando sua validade no ambiente da empresa. Se for preciso mudar parte ou toda a Missão, é melhor fazê-lo do que enfrentar as rejeições naturais a uma empresa que não consegue justificar sua existência.
2.2 A Empresa
2.2.1 O Mercado Consumidor
O principal agente,