plano de negocios
Estamos comemorando um século do evento da Psicomotricidade e com muito orgulho os cinqüenta anos da nossa história, portanto, não poderíamos deixar de fazer uma viagem no túnel do tempo, rememorando essa trajetória.
O termo surge a partir do discurso médico, na área neurologia, e atribui-se a Wernick, célebre psiquiatra austríaco, a primeira nomeação em 1870.
O conceito de Psicomotricidade aparece em um primeiro momento como uma tentativa bem sucedida, de ultrapassar o modelo anátomo- clinico, que não era mais suficiente para enfocar certos fenômenos patológicos. “O ato do nascimento da Psicomotricidade é, sem duvidas, mais ou menos arbitrário, pois toda a inovação é fruto de um longo processo contemporâneo às pesquisas de Dupré”.
Em 1907, Ernest Dupré, renomado psiquiatra francês, enfatiza a relação psiquismo-motricidade, evidenciando o paralelismo psicomotor. Considerado o principal iniciador da Psicomotricidade na psicomotora e suas relações com a deficiência mental.
Surgem os primeiros trabalhos que constituíram o inicio de uma elaboração reflexão sobre os movimentos corporais.
A partir de 192, são relevantes os trabalhos de Henri Wallon, enfatizando o comportamento tônico ligado à emoção e à estrutura do caráter e considerando o movimento como a primeira estrutura de relação com o meio.
A partir da década de 30 são incorporadas as outras noções, decorrentes de pesquisas no campo da psicologia e da Psicanálise. São destacadas as contribuições de Jean Piaget (1936) nas áreas da Psicologia e da Biologia interacionando as fases de desenvolvimento corporal, cognitivo, afetivo e social e de Gesell, elaborando uma escala de desenvolvimento motor vinculado as faixas etárias.
Heuyer (1925), titular da primeira cadeira européia de psiquiatria infantil, utiliza o termo psico-motricidade para designar a associação estreita entre o desenvolvimento da motricidade, da inteligência e da