Plano de negocios
Administração
Princípios da Administração Científica – Frederick W. Taylor
Por Antônio Martins Jr. ⋅ 05/09/2011 ⋅Comente aqui
Tags administração científica, Frederick Taylor, Henry Ford, Salvador Arena
Graças ao engenheiro Frederick W. Taylor (1856-1915), a Administração é hoje uma ciência. O Princípio da Administração Científica, da qual Taylor é considerado pai e idealizador, tem como característica principal a ênfase nas tarefas com o objetivo de aumentar a eficiência operacional.
Antes que Taylor desenvolvesse suas teorias, os próprios empregados administravam a linha de produção das fábricas. Tudo era feito empiricamente e sem nenhum controle por parte da direção das empresas que, em muitos casos, desconhecia o processo de produção. Como resultado a produtividade era baixíssima, pois os próprios sindicatos induziam os funcionários a produzir menos, porque assim, segundo se pensava na época, seus empregos estariam garantidos por muito mais tempo. Por incrível que pareça, a tática funcionava.
Foram trinta anos de estudo até que Taylor publicasse sua teoria – acompanhada de fatos – conhecida como os “Princípios de Administração Científica”. Com o novo modelo administrativo sugerido por Taylor, as empresas aumentavam consideravelmente sua produção, os empregados ganhavam mais e os produtos ficavam mais baratos para os consumidores.
Abaixo segue uma lista com alguns pontos positivos dos Princípios da Administração Científica de Taylor, que beneficiam diretamente trabalhadores e empresas, inclusive na atualidade.
BENEFÍCIO AOS TRABALHADORES 1. Especialização de cada funcionário dentro de uma função específica. 2. Salários mais elevados, que chegaram a atingir, em alguns casos, o dobro de antes. 3. Política de incentivos por metas de produção cumpridas (Meritocracia). 4. Condições de trabalho; O conforto no ambiente de trabalho ganha força, porque influencia diretamente na produtividade. 5. Oferecer as instruções