Plano de Negocios
O processo de criação de novos empreendimentos exige a solução de problemas e a tomada de decisões de alta complexidade. Neste sentido a competência dos empreendedores, medida pela eficácia de suas decisões, estará condicionada à sua capacidade de integrar conhecimentos e habilidades ao longo de cada etapa de construção do PLANO DE NEGÓCIO.
ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO
SUMÁRIO EXECUTIVO
No Sumário Executivo do PLANO DE NEGÓCIO é preciso vender a idéia do novo empreendimento para sócios em potencial, investidores de risco ou indivíduos e instituições que possam se interessar pelo financiamento do negócio para sua efetiva viabilização.
O Sumário Executivo é construído ao final do processo de elaboração do PLANO DE NEGÓCIO, quando os principais elementos que o constituem serão resumidos e realçados em um texto breve capaz de motivar a leitura de todo o documento. Serve como uma introdução ao PLANO DE NEGÓCIO, sendo portanto a última etapa a ser cumprida e uma das mais importantes
A estrutura deve contemplar os seguintes elementos:
a. DESCRIÇÃO DA EMPRESA E DO MODELO DE NEGÓCIO.
b. QUALIFICAÇÃO DOS EMPREENDEDORES.
c. O PRODUTO OU SERVIÇO.
d. O MERCADO.
e. ELEMENTOS DE DIFERENCIAÇÃO.
f. ESTIMATIVA DE VENDAS.
g. RENTABILIDADE, PROJEÇÕES FINANCEIRAS E ESTRUTURA DE CAPITAL.
h. NECESSIDADES DE FINANCIAMENTO. PLANO DE MARKETING
O PLANO DE MARKETING representa o ponto de partida de uma longa jornada. É preciso conceber o empreendimento a partir de uma correta percepção das oportunidades que o mercado apresenta. Um levantamento cuidadoso das informações relacionadas a cada um dos tópicos abaixo listados é muito importante. Isso será decisivo para o sucesso do negócio.
FASE I ESTRUTURA DE TÓPICOS
Tópico 1: Oportunidade de Negócio.
Exigência: Descrição detalhada da oportunidade de negócio identificada, mostrando-se quais são as necessidades do consumidor alvo não atendidas que podem ser satisfeitas através do