Plano de Negocios
ELABORAÇÃO DO PLANO
A Estratégia utilizada para uma boa apresentação de um bom Plano de Negócios é colocar o SUMÁRIO EXECUTIVO no início, para fornecer imediatamente e de forma eficaz uma idéia do conteúdo geral do documento. Embora fique no início , é considerado o último processo a ser realizado.
Sumário Executivo
É a parte mais importante de qualquer plano de negócio, e deve ser escrita quando o plano estiver concluido. Se não for possível vender o plano no Sumário Executivo, o plano tem menos probabilidades de ser lido. O mesmo, deve incluir:
- Descrição do Negócio: especificar o que é o negócio e por que obterá sucesso.
- Definição de Missão e Visão: definir onde se deseja estar, como chegar lá e o que torna o negócio único.
- Oportunidades para o negócio: discutir o mercado; discutir a indústria; quem são os concorrentes, quais as estratégias de marketing/vendas?
- Informações Financeiras: qual o potencial de rentabilidade ; quais são as projeções de vendas; qual é o potencial de crescimento; qual é o pessoal necessário; qual é o produto ou serviço?
Análise de Mercado
Considera-se uma pesquisa de mercado que forneça informações que envolve:
·
·
·
·
·
Análise de Concorrência: Deve-se saber quem é a concorrência e o que ela está fazendo. A concorrência representa a disputa entre as empresas que operam num mercado para satisfazer as necessidades dos mesmos consumidores.
Análise do Público -Alvo: Os negócios devem competir para satisfazerem as necessidades dos consumidores.
Análise da Indústria: Determina a atratividade de um mercado com base em sua estrutura econômica.
Projeções de Mercado são feitas por instituições especializadas utilizando ferramental estatístico adequado, quando o mercado alvo é de grande amplitude. Quando o mercado alvo é de menor amplitude, é possível realizar projeções através de: entrevistas, mala-direta, publicações especializadas, visitas, feiras, relatórios e estatísticas publicadas, Internet.