Plano de negocio
ADRIANA NAVARRO - RA 411287
ADRIANA SANTOS – RA 417486
ANDRÉIA VAROLA - RA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
HORTOLÂNDIA
2013
Introdução
Capítulo 1
Definição de Comportamento Organizacional
Podemos definir Comportamento Organizacional como o estudo do comportamento da pessoa de forma individual ou em grupo dentro de uma organização.
Através do estudo do CO as organizações podem compreender melhor seus colaboradores de forma individual e com isso melhorar a eficácia nos processos, reduzir as faltas e melhorar o clima organizacional.
É possível também enxergar as diferenças individuais entre seus colaboradores reconhecendo e valorizando seus esforços, de forma que se sintam motivados a procurar sempre a melhoria continua dos processos onde estão envolvidos.
E muito importante destacar três finalidades:
Explicar: Identificar as causas e/ou razões de acontecimentos de determinados fatos.
Prever: Estabelecer resultados de ações especifica.
Controlar: Esta finalidade é a mais difícil, uma vez que pessoas mudam seu comportamento. Porem elas são peças chave para uma boa eficiência e qualidade.
Desta forma, as empresas estão buscando oferecer a seus colaboradores um ambiente de trabalho livre de preconceitos de raça, sexo, religião, homossexualidade, idade e deficiência física, investir em planos de carreira, treinamentos e motivação de seus colaboradores, estimular a criatividade, e aceitação às mudanças que ocorrem quase que diariamente nas organizações.
Comparativo entre dois autores.
Aprendendo Sobre o Comportamento Organizacional
Os ventos da mudança tem trazido uma clara ênfase sobre a importância do aprendizado organizacional - o processo de adquirir conhecimento e utilizar as informações para se adaptar com sucesso as novas circunstancias. As organizações devem ser capazes de mudar de forma constante e positiva