Lei de hooke
Resumo
Esta experiência consiste na determinação da constante elástica de uma mola através de dois métodos diferentes: i) pela determinação direta do coeficiente entre a força aplicada à mola e seu alongamento; e ii) pela determinação experimental do período de oscilação de um sistema massa-mola no campo gravitacional, aplicando-se a relação entre o período e a constante elástica. Você irá coletar os dados para os dois métodos ao mesmo tempo, preenchendo uma mesma tabela. Depois você irá tratar os dados da forma adequada a cada método e poderá comparar os dois resultados e suas imprecisões, e afirmar algo sobre o valor da constante elástica da mola usada no experimento.
Introdução teórica
Enuncie a lei de Hooke e esboce um gráfico da força em função do alongamento de uma mola ideal. Qual é o significado físico da inclinação do gráfico? Como você acha que esse gráfico se modificaria se a mola não fosse ideal?
Qual é a relação entre a constante elástica k de uma mola ideal e o período T do oscilador harmônico formado por uma massa m pendurada nessa mola? Esboce um gráfico do período T em função da raiz quadrada da massa m e mostre como você pode determinar k a partir desse gráfico.
Procedimento experimental
Inicialmente, escolha e identifique uma mola. Pese na balança a mola, o suporte correspondente, e os pesos que você vai utilizar nesta experiência, indicando a massa de cada item numa tabela. Você deverá pendurar na mola pesos de massa entre 0 e aproximadamente 600 g (pelo menos 10 massas diferentes no intervalo), ou mais se a mola escolhida for muito dura. Para cada combinação de pesos escolhida repita o seguinte procedimento:
i) Meça o alongamento da mola com o peso pendurado em equilíbrio e anote numa tabela como a que segue, com respectivas imprecisões, a massa pendurada m, o peso P correspondente a essa massa e o alongamento da mola leq. Não esqueça de indicar as unidades das medidas.
ii) Desloque a