Plano de negocio
Qual a diferença entre matéria prima e material secundário?
Matéria-prima é o nome dado a um material que sirva de entrada para um sistema de produção qualquer, podendo ser, inclusive, produção artística, onde matéria-prima é desde o material concreto para a produção de uma pintura (por exemplo canvas, madeira e tinta) até, talvez, o objeto sobre o qual o artista se inspira para pintar suas telas.
Material secundário é um subproduto gerado durante um processo de industrialização.
* No entanto, depende muito do contexto (ou do material a ser classificado).
Por exemplo, nas Artes, a cerâmica no Brasil não possui a mesma conotação artística que em outros países.
Enquanto aqui a cerâmica é vista como tijolo, como material secundário, mais como artesanato; no Japão, por exemplo, é uma matéria prima milenar na confecção artística.
Conceito de Materia Prima
Nos termos da Decisão Normativa CAT 2/82, o Fisco conceitua o que é matéria-prima, material secundário e material de embalagem, observe:
1) Matéria-prima é, em geral, toda a substância com que se fabrica alguma coisa e da qual é obrigatoriamente parte integrante. Exemplos: o minério de ferro, na siderurgia, integrante do ferro-gusa; o calcário, na industrialização do cimento, parte integrante do novo produto cimento; o bambu ou o eucalipto, na indústria da autora, integrantes do novo produto - papel, etc.
2) Produto Intermediário (assim denominado porque proveniente de indústria intermediária própria ou não) é aquele que compõe ou integra a estrutura físico-química do novo produto, via de regra sem sofrer qualquer alteração em sua estrutura intrínseca. Exemplos: pneumáticos, na indústria automobilística e dobradiças, na marcenaria, compondo ambos os respectivos produtos novos (sem que sofram qualquer alteração em suas estruturas intrínsecas) - o automóvel e o mobiliário; a cola, ainda na marcenaria, que, muito embora alterada em sua