PLANO DE NEGOCIO
1. Biomecânica Ocupacional: lesões de esforços repetitivos, trabalho estáticos, posturas e o levantamento e transporte de cargas.
2. Antropometria: posto de trabalho com o uso do computador.
Ergonomia: e interessada na compreensão das interações entre os humanos e outros elementos de um sistema. A a disciplina que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar o visando o bem estar humano e todo sistema. Ergonomia Ergon (trabalho) nomos ( leis), promove uma visão holística, na qual são consideradas principais domínios:
1. Fatores físicos: movimentos repetitivos, lesões relacionada ao trabalho, segurança e saúde ocupacional.
2. Cognitiva: processos metais,memoria, raciocínio e resposta motora.
3. Organizacional: estruturas organizacionais, politicas, e processos, programação do trabalho, projeto trabalho em equipe, administração da qualidade.
Objetivo da ergonomia:
1. adaptar o trabalho ao homem e não o homem ao trabalho, e características fisiológicas e psicológica do ser humano.
2. Estuda o complexo formado pelo operador humano e seu trabalho.
3. formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade
Conceito da Ergonomia:
Se aplica à qualidade de adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador na execução do trabalho. ( ex. lesões por esforços repetitivos (LER)).
Utilizar soluções ergonômicas no local de trabalho é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiência do trabalhador.
Fatores humanos) é um termo utilizado com o mesmo significado de Ergonomia. Quando se fala em fatores humanos ou Ergonomia, sua aplicação abrange áreas como: aeronáutica, tecnologias de informação e comunicação, desenho de produtos adaptados ao ser humano, cuidados