Plano de negocio
A importância dos cursos de idiomas para a educação de jovens e adultos é inquestionável. Em uma economia extremamente competitiva, busca-se gerar oportunidades para novas inserções no mercado de trabalho e na vida social.
A demanda por serviços educacionais de qualidade é um dos aspectos mais positivos que amplia o espaço para os empreendimentos nesse ramo de atividade. O mercado, portanto, está aberto e, como em qualquer tipo de negócio, o conhecimento e a gestão profissional são os caminhos mais curtos para o sucesso.
Com o avanço da tecnologia e a entrada da Internet no cotidiano das pessoas, conhecer idiomas se tornou uma necessidade para vida privada e, praticamente, obrigatório na vida profissional.
Os cursos livres (danças, reforço escolar, esportes, idiomas e artes plásticas) não são regidos por lei específica. Para abrir uma escola, é necessário apenas providenciar a documentação da empresa e obter, com a prefeitura e os bombeiros, o alvará de funcionamento. Caso o empresário não tenha conhecimento específico na área, é recomendável contar com a assessoria de um profissional.
Mercado
O segmento de serviços de uma maneira geral têm sido bastante demandado atualmente, com destaque para as atividades relacionadas a educação.
A demanda por serviços educacionais de qualidade é um dos aspectos mais positivos que amplia o espaço para os empreendimentos nesse ramo de atividade. O mercado, portanto, está aberto e, como em qualquer tipo de negócio, o conhecimento e a gestão profissional são o caminho mais curto para o sucesso.
É possível contar com amplas possibilidades para diversificar o empreendimento, desde aulas especiais para determinadas áreas, faixas etárias, grupos na empresa etc.
Boas dicas para alcançar seus objetivos quanto ao mercado são: lançar um olhar crítico sobre seu futuro negócio; analisá-lo do ponto de vista do consumidor e a partir daí definir o mercado a ser atingido.