plano de negocio
1.INTRODUÇÃO
No presente trabalho faz-se uma breve análise dos vários tipos de desemprego e políticas usadas para a sua redução e estabilização, com extrapolação das mesmas em Moçambique, como forma de contextualizar o problema de desemprego num país que possui estas mesmas características. De seguida apresentam-se as causas e características do desemprego em Moçambique, tendo como base vários estudos, censos e inquéritos que de uma forma directa ou indirecta abordam o desemprego e aspectos a estes relacionados. Argumenta-se que as várias taxas de desemprego nas regiões urbanas e rurais por exemplo, são contraditórias às taxas de pobreza para os mesmos locais, sendo as maiores taxas de desemprego verificadas nas regiões urbanas, que por sua vez, também possuem as menores taxas de incidência da pobreza. Tendo como base esta contradição, e uma menção insuficiente à problemática do desemprego na estratégia de redução da pobreza no país, analisa-se a medida de cálculo formal do desemprego.
Assim, a maior parte das avaliações feitas são incorporadas em trabalhos, a Evolução Histórica do Desemprego em Moçambique elaborado pelo Ministério do Trabalho em 2003 que avalia os vários factores que impulsionaram o aumento do desemprego no país desde o tempo colonial; a apresentação e análise de taxas de desemprego consoante os vários grupos (áreas urbanas e rurais, homens e mulheres) considerando o impacto do sector informal, com base nos dados do Censo populacional de 1997.
O presente trabalho irá abordar a problemática do “Mercado de Emprego em Moçambique: Possíveis alternativas”, foi elaborado no âmbito da Cadeira de Psicologia de Orientação Profissional do Curso de Licenciatura em Psicologia na UEM, que substitui desta forma, o Exame semestral dessa Cadeira. O trabalho alberga a seguinte estrutura: a presente Introdução (âmbito, problematização, justificativa, objectivos); Fundamentação Teórica (contextualização e definição de conceitos); Apresentação de