plano de negocio
O primeiro passo para abrir uma empresa, é o planejamento, assim terá a certeza de que não haverá problemas futuros.
A maior vantagem é identificar erros enquanto eles ainda estão no papel e não cometê-los no mercado. Por isso, o empreendedor deve ser detalhista no planejamento. O plano de negócios deve também ser um documento aberto para constantes atualizações e que oriente o empreendedor não apenas na abertura, mas no desenvolvimento da empresa. Conforme Dornelas (2001, p.95), “O plano de negócios é uma ferramenta que se aplica tanto no lançamento de novos empreendimentos quanto no planejamento de empresas maduras.”
O plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua idéia e na gestão da empresa.
Veja a estrutura de um plano:
• Sumário executivo: é a primeira parte que será lida por um eventual investidor. Deve conter os pontos principais e mais interessantes do plano.
• Descrição da empresa: contém o modelo de negócio da empresa, sua natureza, sua história, estrutura legal, localização, objetivos, estratégias e missão.
• Produtos e serviços: descrição dos produtos e serviços da empresa, suas características, forma de uso, especificações, estágio de evolução.
• Estrutura organizacional: como a empresa está organizada internamente, número de funcionários, principais posições, perfil do profissional.
• Plano de marketing: aqui são descritos o setor, mercado, tendências, forma de comercialização, distribuição e divulgação dos produtos, preços, concorrentes e vantagens competitivas.
• Plano operacional: descrição do fluxo operacional, cadeia de suprimentos, controle de qualidade, serviços associados, capacidade produtiva, logística e sistemas de gestão.
• Estrutura de capitalização: