Plano de negocio
Autor: Mauricio de Melo Guimarães (mauricio@belgoprontors.com.br)
Orientador: Alberto Leon de Paula Simões (Alberto.simoes@pucrs.br)
Resumo: O presente artigo apresenta um estudo de melhoria de processo no qual a implementação do Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) em uma indústria de corte e dobra de aço, para a construção civil. O método é utilizado no diagnóstico da causa fundamental do baixo índice de utilização do tempo de uma maquina e consequentemente da eficiência do sistema de manufatura. Foram coletados e a analisados os dados e informações operacionais referentes a um equipamento nos meses de Julho e Agosto de 2012. O método utilizado compreendeu o uso do ciclo PDCA, juntamente com as ferramentas auxiliares “Brainstorming”, Gráfico de Pareto e Diagrama de Ishikawa a fim de se obter as principais causas do problema do baixo índice de eficiência das linhas de produção, integrado à análise das perdas do Sistema Toyota de Produção, que identificou as causas prioritárias e, em seguida, foi desenvolvido um plano de ação para combatê-las. Com base nestes dados históricos, este trabalho propõe uma análise dos meses de setembro, outubro de 2012 com o objetivo de averiguar a persistência do problema ou prevenir sua recorrência Os resultados obtidos atestam o sucesso da técnica e da metodologia evidenciado através do aumento de eficiência do equipamento analisado.
Palavras-chaves: MASP; ferramentas da qualidade, Ciclo PDCA; Qualidade do processo produtivo; Eficiência Operacional; IROG; As sete perdas.
1 INTRODUÇÃO A qualidade é um fator fundamental para a empresa ser competitiva no mercado. A empresa deve utilizar a gestão da qualidade para melhorar processos e alcançar melhores resultados. Segundo Marçal et. al. (2008) como um produto ou serviço é o resultado de um processo, a forma ideal de