Plano de marketing
Conceito
A auditoria deve ser compreendida como um conjunto de ações de assessoramento e consultoria.
A verificação de procedimentos e a validação dos controles internos utilizados pela organização permitem ao profissional auditor emitir uma opinião de aconselhamento à direção ou ao staff da entidade em estudo, garantindo precisão e segurança na tomada de decisão.
Muitas vezes o trabalho é executado com a finalidade de atender a interesses de acionistas, investidores, financiadores e do próprio Estado, ou para cumprir normas legais que regulam o mercado acionário.
É comum, ao término de uma auditoria, a emissão de um documento formal, conhecido como Parecer da Auditoria, que serve para publicação junto às Demonstrações Financeiras ou Contábeis, no encerramento de um período ou do exercício social, por força de exigência da legislação.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é a entidade regulamentadora da profissão e do exercício profissional, sendo a responsável pela fiscalização do segmento.
AS FORMAS DE AUDITORIA
As formas mais conhecidas de auditoria definem-se quanto à extensão, à profundidade e à tempestividade.
* Extensão: segundo o juízo do auditor quanto à confiança que tenha nos controles internos e no sistema contábil, essa forma de auditoria pode ser:
* Geral: quando abrange todas as unidades operacionais.
* Parcial: quando abrange especificamente determinadas unidades operacionais.
* Por amostragem: a partir da análise do controle interno e recorrendo-se a um modelo matemático, identificam-se áreas de risco e centram-se os exames sobre estas áreas.
* Profundidade
* Integral: inicia-se nos primeiros contatos de uma negociação, estendendo-se até as informações finais (pedido compra pagamento contabilização demonstrações contábeis).
Compreende o exame minucioso dos documentos (origem, autenticidade, exatificação); dos registros (contábeis, extracontábeis,