Plano de leitura - fonte revista nova escola
Verificamos, em produções de alunos, dificuldades para escreverem textos com sequência narrativa, elementos de conflito, caracterização de personagens, clímax da história e, principalmente, desfechos coerentes com o processo narrativo desenvolvido.
Muitas vezes possuem ideias incríveis para produzir narrativas, mas por lhes faltar orientação específica para escrever aquele tipo de texto, o fazem com qualidade aquém daquela que poderiam apresentar.
Na habilidade para escrever podem-se distinguir duas dimensões: o processo mental que se percorre para escrever e o resultado desse processo: o texto já construído. No processo global de construção escrita, distinguimos os processos parciais: planejamento, transcrição, edição e revisão. Essa sequência didática visa a trabalhar com os alunos a estrutura e a forma linguística que caracterizam esse tipo de texto.
Assim, reforçar as fases do processo de composição escrita: a fase do planejamento (geração do conteúdo de ideias, organização e estruturação desse conteúdo e determinação dos objetivos para ao ato da composição: público formato; a fase da tradução ou transcrição das ideias pensadas para uma forma linguística e a fase da revisão, onde se avalia o texto de acordo com o planejado e se faz revisão e correção do produzido.
Objetivos
Fornecer orientação específica aos alunos para escreverem seus contos de mistério.
Conteúdos específicos
- Elementos da narrativa;
- estrutura da narrativa
- escolhas para esse tipo de texto: advérbios e tempos verbais, léxico específico (relacionado com o clima de suspense) ;
- leitura de contos de suspense
- apresentação oral dos contos com boa dicção, entonação e tom de voz audível.
Ano
8º e 9º anos.
Tempo estimado
Aproximadamente 15 aulas.
Material necessário
- Cópias do texto Conto de Mistério, de Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto).
- Vários exemplares de livros de contos de mistério.
- Filme de mistério para ser assistido