Plano de Gestão
EVANDRO ALVES DA SILVA
PROPOSTA PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Proposta em Gestão Escolar apresentado ao Curso Formação de Profissionais da
Educação para a Gestão da Organização
Escolar, Secretaria de Estado da Educação.
PATO BRANCO
2011
1 Apresentação
A escola passa por um momento muito significativo no que diz respeito á democracia, os membros da escola podem opinar e escolher seus representantes de maneira democrática. Nesse contexto o gestor desempenha um papel fundamental na condução de um sistema escolar que atenda as exigências da sociedade por uma educação de qualidade. Acredita-se que uma proposta de gestão comprometida com estas mudanças, se faz necessária para subsidiar o trabalho do gestor comprometido com a participação de todos.
A missão da escola hoje é articular a comunidade educativa na execução do projeto educacional, incrementando a gestão participativa da ação pedagógicoadministrativa, conduzindo a gestão da escola em seus aspectos administrativos, econômicos, jurídicos e sociais. O gestor é o articulador/mediador entre escola e comunidade. Ele deve incentivar a participação, respeitando as pessoas e suas opiniões, no que chamamos de gestão democrática.
O gestor escolar tem de se conscientizar de que ele, sozinho, não pode administrar todos os problemas da escola. O caminho é a descentralização, isto é, o compartilhamento de responsabilidades com alunos, pais, professores e funcionários. O que se chama de gestão democrática é o espaço em que todos os envolvidos no processo participam das decisões. Uma vez tomadas, tratam-se as decisões coletivamente, participativamente, é preciso colocá-las em prática. Não se quer dizer com isso que o sucesso da escola reside unicamente na pessoa do gestor ou em uma estrutura administrativa autocrática na qual ele centraliza todas as decisões. Ao contrário, trata-se de entender o papel do gestor como líder cooperativo, o de alguém que consegue