Plano de gerenciamento de resíduos
O PGR constitui num documento integrante do Sistema de Gestão Ambiental, baseado nos princípios da não geração e da minimização da geração de resíduos, que aponta e descreve as ações relativas ao seu manejo, contemplando os aspectos referentes à minimização na geração, segregação, acondicionamento, identificação, coleta e transporte interno, armazenamento temporário, tratamento interno, armazenamento externo, coleta e transporte externo, tratamento externo e disposição final.
O PGRS busca minimizar a geração de resíduos na fonte, adequar a segregação na origem, controlar e reduzir riscos ao meio ambiente e assegurar o correto manuseio e disposição final, em conformidade com a legislação vigente.
Realizado de forma ambientalmente correta, o Gerenciamento de Resíduos tem como função descartar ou redestinar, sem qualquer dano para o meio ambiente, os resíduos sólidos e semi-sólidos que resultam da atividade industrial ou residencial, sejam tóxicos, químicos, domésticos, farmacêuticos ou hospitalares.
Na destinação final, inclui-se também lodo proveniente de instalações de tratamento de águas residuarias, gerados por equipamentos de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d água, ou exijam, para isto, soluções economicamente inviáveis, em face da melhor tecnologia disponível.
O correto gerenciamento de resíduos beneficia as empresas na redução de despesas, aumento da receita e promove sua imagem perante os clientes, fornecedores e a população em geral.
As empresas possuem como pratica os seguintes tipos de gerenciamento de resíduos: * Incineração de resíduos classe I e II * Co-processamento * Aterro sanitário industrial e doméstico * Transporte de resíduos * Armazém de resíduos perigosos * Destinação de amianto / asbestos
Responsabilidade Social
O gerenciamento integrado dos resíduos