Personalidade
Psicologia humana é a ciência do comportamento e da experiência. Procura explicar porque o homem vê, pensa, sente, memoriza, esquece, fala, anda, revolta-se, imagina, etc...
TERMO PSICOLOGIA
Vem do Grego: Psico = alma / logia = estudo.
ORIGEM
1550 – Em Universidades Alemãs Felipe de Melanchthon trouxe as primeiras idéias do estudo individualizado do comportamento humano.
PERSONALIDADE
É a resultante da interação da hereditariedade com o meio, manifestada através do comportamento, cujas características são peculiares de cada pessoa.
TIPOS DE PERSONALIDADE
Paranóide, Obsessivo, Histérico, Depressivo e Anti-social.
ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA PERSONALIDADE
ID – EGO – SUPEREGO
ID: é a parte irracional ou animal. Procura satisfazer o impulso. É de forma inconsciente e passa desapercebido e, na maioria das vezes, nós ignoramos. Manifesta-se pelas necessidades básicas (fome, sede instinto de sobrevivência e sexualidade).
EGO: é a parte que procura manter o equilíbrio. É a nossa razão, nossa inteligência.
Serve de intermediário entre o desejo e a realidade. Decide se os impulsos do ID serão satisfeitos e de que maneira, forçando a pessoa a tomar atitudes menos imediatas e mais realistas. O EGO tenta resolver o conflito entre o ID e o SUPEREGO. Em uma pessoa normal o conflito é resolvido com êxito, mas quando o ego não consegue mais manter essa harmonia aparecem os distúrbios mentais (neuroses, psicoses, delinqüência). Serve de intermediário entre o desejo e a realidade.
Tem funções de atenção, persepção, consciência, orientação memória, pensamento linguagem, conduta, etc.
SUPEREGO: são as influências recebidas pelo grupo social, onde absorvemos idéias morais, religiosas, regras de conduta, etc... que constituem uma força em nossa personalidade interiorizando conceito de bom e mau, permitindo a