Plano de gerenciamento de Resíduos
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE
SERVIÇOS DE SAÚDE – PGRSS
Arroio do Sal; JULHO 2014.
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE – PGRSS
RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE - RSS
São aqueles gerados em qualquer serviço prestador de assistência médica, sanitária ou estabelecimentos congêneres, podendo então, serem provenientes de farmácias, hospitais, unidades ambulatoriais de saúde, clínicas e consultórios médicos e odontológicos, laboratórios de análises clínicas e patológicas, instituições de ensino e pesquisa médica, bancos de sangue e clínicas veterinárias.
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE – PGRSS
É o conjunto de operações desenvolvidas no interior do estabelecimento prestador de serviço de saúde, compreendendo a geração, segregação, descarte, acondicionamento, identificação, tratamento preliminar, coleta interna, transporte interno, armazenamento temporário e externo, higienização, segurança ocupacional, transporte externo e destinação final, com propósito de assegurar a preservação do meio ambiente e a saúde pública.
1. Caracterização do Estabelecimento
DADOS GERAIS EMPRESA
RAZÃO SOCIAL: Renan Trajano Sudré
NOME FANTASIA: Farmácia Sudré
QUANTO À PROPRIEDADE: ( ) PÚBLICO ( X) PRIVADO
ENDEREÇO: Avenida Assis Brasil, nº1143.
Centro
Arroio do Sal/RS
FONE: (51) 3687 2294
E-MAIL: farmaciasudre@hotmail.com
2. Conceito
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA - através da Resolução da Diretoria Colegiada - RDC - nº 306/04, exige que estabelecimentos de serviços de saúde disponham de um plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde - PGRSS. Este plano deve basear-se nas características dos resíduos gerados de acordo com a sua classificação, estabelecendo as diretrizes de manejo dos resíduos sólidos de saúde. O Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde tem por objetivo principal contribuir para a melhor segregação dos resíduos