Plano de gerenciamento de Custos
Objetivos do plano de gerenciamento de Riscos
O plano de gerenciamento de riscos tem como objetivo estruturar um processo de tratamento dos riscos, identificando, analisando, qualificando e quantificando bem como a formalização de um plano de respostas para monitorar e controlar os riscos.
Em segundo plano tem como objetivo aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos, reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto e orientar a equipe do projeto sobre como os processos de riscos serão executados.
Processos de Gerenciamento de Riscos
Em um primeiro momento a identificação e avaliação dos riscos serão feitas em reuniões com todo o time do projeto, levantando tanto os riscos negativos bem como os positivos.
Para identificação dos riscos serão utilizadas técnicas de brainstorming, análise da matriz SWOT e também através de entrevista a especialistas.
Os riscos que não foram previstos nas reuniões iniciais, mas identificados no decorrer do projeto, serão incorporados ao plano na etapa de monitoramento e controle do plano de gerenciamento de riscos.
Serão trabalhos os riscos internos e externos ao projeto que são previsíveis. Os riscos externos ao projeto que são imprevisíveis serão passivamente e não terão uma resposta prevista.
Para os riscos negativos serão traçadas estratégias primeiramente de eliminação, em segundo plano de mitigação, transferir e caso não se possa utilizar as alternativas anteriores o risco será aceito e será feita a previsão de uma de verba de contingência dependendo da gravidade do risco. Para os riscos com efeito positivo, os mesmos serão explorados ou melhorados.
O gerenciamento dos riscos será feito com base nos que foram identificados no inicio e também através do monitoramento e controle quando não previstos anteriormente.
Risk Breakdown Structure - RBS
Qualificação dos Riscos
A