Plano de Gerenciamento da Qualidade
Podemos entender por gestão de qualidade como sendo qualquer atividade que de forma coordenada, controla uma organização, de modo a se obter a melhoria de seus produtos ou serviços com o objetivo de garantir a total satisfação das necessidades de seus clientes.
Para uma gestão de qualidade eficiente, deve se levar em conta alguns princípios e conceitos.
Manter o foco no cliente é um princípio fundamental na gestão da qualidade. Atender de forma plena suas necessidades ou superar suas expectativas deve ser o objetivo de toda empresa.
Para que a empresa atinja seu o objetivo, ela deve contar com a participação de todas as pessoas envolvidas no processo. Fica a cargo do líder criar um ambiente adequado de trabalho, além de manter a motivação e comprometimento de todos, assim como o envolvimento pessoal de cada um, possibilitando a utilização de suas habilidades em benefício da empresa.
Outro princípio a ser considerado é o da melhoria contínua do seu processo e produto ou serviço, para que se mantenha a qualidade oferecida, conseguindo a fidelidade de seu cliente.
As tomadas de decisões devem utilizar uma abordagem factual, isto é, todas as decisões dentro de um sistema de gestão de qualidade devem ser baseadas em fatos, dados concretos e análise de informações, implicando na implementação e manutenção de um sistema de monitoramento;
A organização também deve procurar manter um bom relacionamento com seus fornecedores, desenvolvendo alianças, parcerias e respeito mútuo, para que juntos possam trabalhar na criação de valor.
Realizar uma abordagem por processos possibilita que se alcance os resultados almejados de forma mais eficiente, pois permite uma visão sistêmica do funcionamento da empresa na sua totalidade. A abordagem sistemica por sua vez, nos permite uma visão ampla, facilitando a identificação e gerenciamento dos processos e seus inter-relacionamentos.
Por sua vez, num processo de controle de qualidade,