Plano de Emergencia Capitulo 1
1. INTRODUÇÃO
Os antigos têm um velho ditado, que diz que prevenir é mais eficaz e mais barato que remediar.
Cientes da veracidade dos ditados populares e de uma preocupação crescente com as questões da segurança colectiva e individual, tornou-se fundamental proceder à elaboração o presente Plano de Emergência Interno.
Existem diversos indicadores que permitem constatar uma preocupação crescente por parte das populações neste âmbito. Já se vai tornando insuficiente conhecer os riscos nos seus aspectos teóricos, tornando-se necessário desenvolver a informação necessária sobre as atitudes a tomar em caso de acidente.
Com o objectivo de informar todos os trabalhadores da EMPRESA XPTO, e terceiros sobre as medidas de prevenção e as normas de auto-protecção aconselhadas para cada situação de risco, divulga-se o Plano de Emergência Interno desta unidade.
O Plano de Emergência Interno é de grande importância quando devidamente treinado, não só para orientar a acção em situações de acidente grave, catástrofe ou calamidade, como também no dia-a-dia para facilitar as deslocações de rotina dentro da empresa, devido a um conhecimento mais efectivo das respectivas instalações e da sinalização nos locais da empresa.
Dispor de um sistema de evacuação organizada, por si só, não é suficiente para que ela seja realizada eficazmente, é indispensável que cada um e todos conheçam os riscos que correm, os meios de que dispõem e as respectivas formas de actuação.
Essencialmente, o Plano de Emergência Interno contém a organização dos meios humanos e materiais e os procedimentos para fazer face às situações de emergência que ameacem as pessoas, bens, o ambiente ou a operacionalidade da empresa, originadas por acidentes de carácter tecnológico, natural ou social e, ainda, a informação necessária para a eventual elaboração, pelo Sistema Nacional de Protecção civil, de um Plano de Emergência Externo.
2. ENQUADRAMENTO
2.1. ENQUADRAMENTO LEGAL
Os