Plano de divulgação
Para o esclarecimento acerca da divulgação discutida ao longo do trabalho, é necessária uma revisão teórica sobre o assunto. Por tanto, serão apresentadas as definições do Marketing e algumas teorias, dentro deste, que serão utilizadas.
1.1 Marketing
Apesar de ter despertado o interesse do homem moderno mais recentemente, o Marketing é uma das práticas mais antigas da história. Pode ser definido como um conjunto de atividades que tem como objetivo facilitar e por em prática as relações, duradouras ou não, de troca. Segue abaixo as definições de alguns dos grandes autores no meio administrativo:
De acordo com Cobra (1992), Marketing é o processo de planejar e executar desde a concepção, a determinação do preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços para que seja possível realizar trocas entre a empresa e seus clientes. O planejamento e a execução deste processo requer a organização das ideias, produtos e serviços.
A concepção de Kotler (1999) diz que este é um processo social e gerencial, pelo qual é obtido aquilo que se deseja e necessita, através da barganha de valores e produtos. Os valores das trocas são interesses de ambas as partes, e assim exige o envolvimento da sociedade e os gerentes das empresas, para que se possa obter o esperado ao fim da transação.
E conforme Urdan (2006), no Marketing, cabe aos gestores incentivar os clientes a fazer trocas com a finalidade de satisfazer suas necessidades.
1.2 Composto Mercadológico
O composto mercadológico, também denominado como mix de marketing, o qual foi formulado por Jerome McCarthy, é o conjunto de variáveis controláveis que influenciam a maneira que os consumidores respondem ao mercado, são eles: produto, preço, praça e promoção, conhecidos também como 4P’s do marketing.
A execução do marketing se dá pela aplicação de técnicas ou programas às diversas dimensões ou variáveis passiveis de imperfeição no “objeto” do marketing – isto é o bem ou o serviço.