PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA PR TICA d livro bruna 06 03 2015
A MASSINHA DE MODELAR COMO FONTE DE PRAZER E CONHECIMENTO.
Bruna Machado de Espíndola
Professora Tutora Externa: Vera Conceição Maria Fiabane
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Artes Visuais (ART 0174) – Prática do Módulo V
19/03/2015
TEMA-ASSUNTO
O presente trabalho visa uma fazer reflexão acerca da importância da massinha de modelar enquanto instrumento pedagógico na prática educativa da Educação Infantil, mais precisamente com crianças de faixa etária de 3 a 4 anos. A ideia surgiu após ter sido observada experiências em sala de aula, em escola da rede privada de ensino, na cidade de Imbituba – SC.
Tornou-se necessário fazer esta análise para refletir sobre a importância da massa de modelar na Educação Infantil, mostrando-a como facilitadora da aprendizagem. Vários discursos atuais no meio educacional abordam a valorização e o uso do lúdico na sala de aula.
Aparentemente, os professores sabem o que é o lúdico, mas a grande maioria faz com que isso passe despercebido. Desta forma, o lazer se confunde com o lúdico e ambos são usados como metodologia para ensinar alguns conteúdos. Diante da importância deste fato, e da necessidade de alertar professores quanto ao uso da massinha de modelar, fizemos alguns questionamentos. Entre eles: Como a brincadeira com a massinha de modelar pode ser um recurso favorável à criança no que se refere ao desenvolvimento da linguagem? Qual a importância desta massinha para além do desenvolvimento psicomotor da criança? Nesse sentido, e a partir destas ideias, é que consideramos o lúdico em sala de aula essencial, pois por meio deste trabalho interdisciplinar, podemos adentrar no mundo infantil, no imaginário, no maravilhoso mundo da criança, proporcionando e intensificando um melhor aprendizado.
O LÚDICO E A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Sabemos que por muito tempo e ainda hoje a escola acredita no paradigma da centralidade, da dimensão cognitiva, do saber escolar e