Soluções Químicas
Relatório – Soluções
Alunos: Daniel da Cunha,
Felipe Jorge e Suellen Ferreira
Professores: Mayara e Eliel
Curso: Ciências Biológicas
Campo Grande – MS
Abril / 2014
Introdução
Soluções homogêneas são formadas por uma ou mais substâncias dissolvidas (soluto) em outra substância presente em maior proporção na mistura (solvente). A solubilidade é o que caracteriza o soluto, isso é, a quantidade máxima desse componente que pode ser dissolvido em certa quantidade de solvente a uma dada temperatura.
Caso a mistura apresente duas ou mais fases, podemos definir como mistura heterogênea, já que as substâncias não se misturam, caso que não ocorre em soluções homogêneas, onde não é possível distinguir uma substância de outra, podendo ainda receber o nome de miscíveis (homogêneas) e imiscíveis (heterogêneas).
Objetivos
O objetivo dessa demonstração é visualizar as interações que resultam de misturas de líquidos miscíveis e imiscíveis, e tirar conclusões a respeito dos grupos funcionais e propriedades estruturais sobre suas solubilidades em diferentes solventes.
Materiais
Pipeta Pasteur
Papel toalha
30 tubos de ensaio
13 vidros com gotejadores
1 espátula
Solventes / Substâncias
Água
Metanol
Etanol
Propanol iso – Propanol n – Butanol sec – Butanol
Clorofórmio
t – Butanol n – Pentanol
Etileno glicol n – Hexano
Acetona
Sacarose
Azul de metileno 0,1%
Acetato de etila
Métodos
Pipetou-se em cada tubo de ensaio 15 gotas de solvente e 15 gotas de soluto, agitou-se cuidadosamente o composto, deixou-se a mistura descansar. Observou-se que quando não existiam duas fases separando o composto dos solventes, a mistura se apresentou miscível, e quando havia turbidez, a presença de um menisco e era possível distinguir as duas substâncias, a mistura se apresentou imiscível.
Utilizando a espátula, foram adicionadas 3 grãos de sacarose nos três solventes utilizados, sendo miscível apenas na água, observou-se também, que o