Trabalho do Brum Lei Smoot Hawley
892 palavras
4 páginas
Crise de 29A grande depressão vivida nos Estados Unidos teve seu inicio em 1929, mais conhecida como Crise de 29, e que teve duração pela década de 30, tendo seu fim apenas com a Segunda Guerra Mundial, onde os Estados Unidos se recuperou, tendo com a Europa o seu grande comprador. O período da depressão causou altíssimas taxas de desemprego, como também a queda do PIB americano, queda na produção industrial, no preço das ações, e etc.
A Crise se iniciou em Julho de 1929 quando a produção industrial americana começou a despencar, mas com em 24 de Outubro do mesmo ano que a bolsa de Nova York realmente quebrou, o dia que ficou sendo chamado como “Quinta-feira negra”. Nesse dia milhares de acionistas perderam tudo de uma vez, essa quebra na bolsa piorou drasticamento os efeitos da recessão que havia começado em Julho, causando grande inflaçãoqueda na taxa da venda de produtos, que por sua vez levaram aos fechamento de fábricas industriais e várias empresas, elevando o número de desemprego do país.
Os efeitos dessa recessão foram sentidos em todo o globo, sua intensidade variou de país para país. Outros países também atingidos além dos EUA foram Reino Unido, França, Itália, Alemana, Austrália, e especialmente o Canadá. Países não industrializados, como o Brasil no caso, não foram tão afetados pela crise. A União Soviética também não sofreu qualquer abalo, por ser uma economia socialista. O ápice dos efeitos negativos da Grande Crise aconteceram em 1933 onde o presidente americano Roosevelt adotou, e aprovou o programa New Deal (programa que obteve forte intervenção do Estado na economia). O New Deal juntamente com programas sociais, ajudou a minimizar os efeitos da recessão, com investimento maciço em obras públicas, destruição de gêneros agrícolas, controle sobre os preços e a produção, e diminuição de jornadas de trabalho.
Acredita-se que a grande causa da Grande Crise fora o “American Way Of Life” onde o país produzia muito, haviam muitos empredos, e o