Plano de ação
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
VISITA TÉCNICA – PEDRA GRANDE CONSTRUÇÕES METÁLICAS
DANIELLE BORGES NAVES CANÇADO
goiânia – 2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO Erro! Indicador não definido.
3. CONCLUSÃO 3
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
5. ANEXOS Erro! Indicador não definido.
INTRODUÇÃO
As estruturas metálicas têm indicadores de sua utilização em escala industrial a partir de 1750. No Brasil o início de sua fabricação foi no ano de 1812, sendo que o grande avanço na fabricação de perfis em larga escala ocorreu com a implantação das grandes siderúrgicas. (FONSECA; PINHEIRO, 2001, p. 1).
Segundo o engenheiro Mauro Ottoboni Pinho, a Estrutura de Aço consiste dos elementos Estruturais de aço especificados e dimensionados nos Desenhos de Projeto, que farão parte do escopo de Fabricação e Montagem, essenciais ao suporte das cargas de Projeto e que façam parte do conjunto rígido da Estrutura, sem possuir nenhum outro elemento de terceiros que separe uns dos outros.
Uma empresa que fabrica peças metálicas atende diversas obras, tais como estabelecimentos comerciais e industriais, universidades, ginásios esportivos, centro de convenções, shoppings centers, agroindústrias, passarelas, obras prediais, indústria naval, etc.
Neste trabalho são apresentadas algumas das atividades executadas em uma fábrica de peças metálicas, bem como uma análise dos riscos existentes e qual o plano de ação para minimizar esses riscos.
DESENVOLVIMENTO
“O arco elétrico é a fonte de calor mais comumente utilizada na soldagem por fusão de materiais metálicos, apresentando uma combinação ótima de características que incluem uma concentração adequada de energia para a fusão localizada do metal de base, facilidade de controle, baixo custo relativo do equipamento e um nível aceitável de riscos à saúde dos seus operadores. Como consequência, os processos de soldagem a arco possuem atualmente uma