Plano de Ação Artes Visuiais
Plano de Ação Artes Visuais
Tema:
Relação entre imagem e identidade nas redes sociais.
Título do Curso:
Sou eu? É você? Imagem e identidade nas redes sociais.
Participantes/Parcerias:
Estudantes do 1º. Ano do Ensino Médio.
Ementa:
Relações imagem e identidade nas redes sociais através de autorretratos. Autorretrato e a fotografia digital contemporânea. Edição de imagem. Scrap Digital.
Justificativa:
O uso ilimitado da imagem por diversos meios, invadindo lugares particulares, estabelece novas formas de percepção e representação - cada vez mais amplas e complexas - de si, do espaço, do que é público e privado, real ou virtual. Na velocidade em que se processa a informação e os modos como a imagem vem sendo utilizada e transformada, corremos o risco de perdemos ou mesmo nem criarmos uma compreensão do que nos representa de fato e de como estamos sendo interpretados pelo outro. Como nos vemos? Que imagens podem nos representar? Como estamos sendo vistos através das imagens que nós produzimos?
O autorretrato e o hábito de autorretratar-se diante de espelhos é um tipo de imagem produzida constantemente pelos usuários das redes sociais, bem como, fotografias do cotidiano, eventos, opções curtir, cartões e frases ilustradas, que aos poucos vão contando de nós, construindo nossa identidade. Para Irene Tourinho,
“A proliferação de formas de registro imagético (máquinas de ver e ser visto) transformaram a relação dos indivíduos consigo mesmo e com o mundo, (...) exigindo constantes e múltiplas re-descrições e interpretações.” (TOURINHO, 2011)
As redes sociais de comunicação levam ao extremo as formas de registro referidas, intensificando o poder de comunicação e estendendo a concepção de identidade para as telas, criando a noção de uma identidade virtual porque representam seus gostos, opiniões, preferências, posicionamentos. São imagens que vão compondo representações individuais em uma realidade paralela,