Estudo de Caso CAmbio
1. As compras no Banco Itaú são realizadas de forma centralizada, visando a garantir a consistência do relacionamento entre o Banco e seus fornecedores.
Somente as empresas homologadas, técnica e administrativamente, são selecionadas a apresentar suas condições comerciais, diante de um produto ou serviço previamente identificado, quantificado, especificado com período de tempo definido ao seu cumprimento, para que os participantes possam planejar a formação de seu preço com base em premissas claras e disponíveis simultaneamente a todos os participantes.
2. Cabe ao Itaú, a seu exclusivo critério, a cada licitação, selecionar e convidar as empresas que já se encontrem homologadas para participar de qualquer processo relacionado ao fornecimento de qualquer produto ou serviço a ser adquirido pelo Itaú.
3. A homologação de qualquer empresa, nos termos acima mencionados, não implica ao Itaú o dever de convidá-la a participar de quaisquer processos relacionados ao fornecimento de qualquer produto ou serviço a ser adquirido por esta instituição financeira.
4. O Itaú tem como objetivo permanente a expansão do rol de fornecedores, independentemente de seu porte, e desde que estejam em condições de oferecer seu produto ou serviços em conformidade com as necessidades e especificações divulgadas.
5. Para salvaguardar direitos das partes, o Itaú adota a formalização da compra por meio de contrato padrão, com base em seu Código de Ética e foco na legislação em vigor, nas condições operacionais, técnicas e comerciais, e na sustentabilidade dos negócios.
6. Dentro das premissas acima o Itaú tem como meta a interação com o mercado fornecedor, com respeito aos parceiros e adoção de práticas estritamente éticas.
2 – Medidas de Índice de Desempenho de Fornecedores
2.1- Modelo de Avaliação de Fornecedores utilizado atualmente:
A empresa em questão possui um grande número de fornecedores cadastrados em seu banco de