plano de aula
1) Conhecer o conceito "Pré-história" e sua diferenciação de "História".
2) Destacar o uso da cronologia e as divisões e marcos históricos utilizados na contagem do tempo (idade, século, antes de Cristo/depois de Cristo) como facilitadores para compreensão do tempo histórico.
3) Compreender a diversidade dos grupos pré-históricos e a insuficiência do conceito de evolução linear perante o processo de convivência e aprendizado entre grupos humanos distintos (de acordo com descobertas arqueológicas).
Justificativa
A Pré-história sempre foi um tema bastante instigante para nós, pois a questão Qual é a nossa origem? nos faz refletir a respeito do surgimento do homem na terra.
Para que essa pergunta encontre respostas, é de fundamental importância conhecermos as hipóteses evolucionistas surgidas há um século e meio e que revolucionaram a partir daí todo o conhecimento produzido posteriormente, inclusive o nosso.
Ponto de partida
Ler o texto Pré-história (2): O surgimento do ser humano e os períodos pré-históricos no site Educação do UOL.
Estratégias
1) Inicie a abordagem deste conteúdo a partir da historicidade do conceito de Pré-história explicando aos alunos que foram os historiadores europeus do século 19 que elaboraram o que deveria ser compreendido como "Pré-história". Vale lembrar que o contexto histórico da época promovia a formação de conceitos e idéias baseadas no Cientificismo.
2) Apresente a Linha do tempo da Pré-história e os marcos que originaram os períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais até o surgimento da escrita como fator de ruptura entre a Pré-história e a História. Você pode desenhar na lousa a própria Linha do tempo e ir explicando cada um dos períodos, ou levá-la pronta em transparência e utilizar o retroprojetor em sala de aula.
3) Entregue o texto Pré-história (2): O surgimento do ser humano e os períodos pré-históricos aos seus alunos. Os alunos poderão acompanhar a leitura que você fará em voz