Plano de Aula
Professora:
Alunos:
Plano de Aula
Tema: Produção textual - Como fazer uma carta (para um coleguinha)
Série: 2° ano do Ensino Fundamental
Materiais: Cartolina, envelope, lápis, canetinhas e lápis de cor.
O que será feito em sala: A turma irá aprender a escrever uma carta, que será enviada a uma coleguinha que não tem aparecido nas aulas por está muito doente em casa.
Desenvolvimento
A aula de produção textual deve iniciar pelo texto coletivo, quando nos professoras escrevemos pelo aluno e com o aluno. O mais importante nessa hora é trabalhar, com as crianças, a clareza e a intencionalidade daquela produção textual, isto é, para quem e com que objetivo estará escrevendo a carta. Com isso trabalhamos com a oralidade, que deverá preceder a escrita da carta propriamente dita.
Assim, a primeira coisa a ser feita, coletivamente, é levantar essa questão com a turma: o que queremos dizer para nossa coleguinha que está doente?
Depois de escolhermos o assunto, é necessário eleger a linguagem que será utilizada, lembrando aos alunos que para cada tipo de pessoa há um modo próprio de falar ou de escrever. Se a pessoa é íntima, a linguagem pode ser informal e entrar nas questões da vida pessoal.
Assim sendo, não é aconselhável o uso de gírias, abreviaturas como VC, TBM, NAUM e outras utilizadas com propriedade nas conversas virtuais. Isso não significa que a escrita da carta seja com vocabulário estranho ao da criança até porque estamos trabalhando com crianças de 2º ano porém, devemos aproximar o máximo da norma culta. Estipuladas essa questões, passamos então, à produção escrita, segue abaixo o exemplo de como fazer uma carta:
Em primeiro lugar não devemos nos esquecer do remetente nem do destinatário, eles deverão vir escritos na frente e no verso do envelope.
Brasília, 03 de Julho de 2014
Querida Aninha,