plano de aula
Professora:
Estagiaria:
Conteúdo: Brincadeiras antigas Duração: 2 hrs Ano: 2° ano
Objetivos:
• Valorização das brincadeiras antigas como fontes sociais;
• Socialização dos alunos por meio das brincadeiras;
• Conhecer diversos tipos de brincadeiras;
• Incentivar o trabalho em grupo e a desenvolvimento psicomotor;
Recursos usados: Fitas, bola, corda, cadeira, radio,
Desenvolvimento da aula:
Iniciarei a aula ativando os conhecimentos prévios dos alunos com algumas perguntas e um diálogo entre os alunos, levando a conversa para um questionamento sobre o que os pais, avós, e antecedentes dos alunos brincavam quando crianças. Também irei questionar a questão da tecnologia excessiva, que hoje as crianças não tem mais tanto contatos com brincadeiras ao ar livre, brincadeiras que envolvem a socialização, etc. Também irei ressaltar o quão divertido seria, se ao em vez de brincar de vídeo game, computador sozinhos, eles se juntassem e brincassem todos juntos, seria muito mais prazeroso.
Depois aplicarei as brincadeiras.
Atividades:
Arranca-Rabo: O grupo é dividido em dois, os integrantes de um dos times penduram um pedaço de fita na parte de trás da calça ou bermuda, eles serão fugitivos. Ao sinal do mestre, os fugitivos correm tentando impedir que as crianças do time adversário peguem suas fitas, quando todos os rabos forem arrancados, as equipes trocam os papéis, quem era pegador vira fugitivo.
Bobinho: É uma brincadeira de bola. Os jogadores vão jogando a bola um para o outro, e o objetivo do bobinho é roubar a bola. Se conseguir, quem chutou a bola pela última vez será o novo bobinho. Pode ser brincado com os pés ou com as mãos.
Cobrinha: Dois participantes seguram nas extremidades da corda e começam a fazer movimentos com ela. Enquanto isso, os demais participantes deverão ultrapassar a corda sem tocar nela. Se não conseguir, é eliminado. Quando todos já tiverem passado, deverão passar para o outro lado. E por aí vai até