Plano de aula
Este projeto visa o trabalho do esporte escolar com os alunos da Escola, especificamente o futebol, na melhoria da qualidade da convivência social e no apoio ao processo de ensino aprendizagem.
O trabalho se dará por meio de atividades de caráter lúdico formativo no contra turno afim de melhorar a qualidade do tempo que estes alunos passam fora da sala de aula. Desenvolvendo princípios de participação, co-educação, integração, responsabilidade, espírito comunitário, integração social, fortalecendo parcerias e relações pessoais. INTRODUÇÃO
O esporte é tratado por vários autores como um fenômeno sócio-cultural, pelo fato dele estar inserido historicamente na sociedade e estarmos em constante contato com ele, observando jogos televisionados, jornais, clubes, praças esportivas, etc., podendo considerá-lo como um patrimônio da humanidade. Conforme alguns autores, como Paes (2002) e Tubino (2002), que estudam este fenômeno, ele pode se manifestar de diversificadas formas, apresentando características diferentes quanto ao local, público e objetivo. Os autores sinalizam para um esporte direcionado para a competição, o esporte com objetivos recreacionais, o esporte desenvolvido no interior da escola. Com o esporte a ser trabalhado em um ambiente formal de ensino (escola) é que temos o intuito de direcionar este estudo, procurando focar especificamente a modalidade esportiva voleibol, identificando algumas propostas metodológicas para sua aplicação no ensino fundamental.
O esporte é um importante conteúdo das aulas de Educação Física, sendo inclusive na época do governo militar, praticamente o conteúdo exclusivo desta disciplina. Neste período as aulas de Educação Física tinham o objetivo de desenvolver o rendimento físico, treinamento de gestos esportivos, detecção de talentos, dando prioridade aos alunos com maiores habilidades motoras, deixando em segundo plano aqueles que não apresentavam tais características (DARIDO, 2003).
A elaboração deste projeto