Plano de Aula
Objetivos:
Trabalhar com alunos do ensino superior a questão da identidade, sonho da razão, os diversos níveis de consciência, tais como: consciência moral, consciência de si e do outro à luz da crítica da razão pura kantiana e do processo de redução fenomenológica husserliano, com vistas a procurar demonstrar que toda consciência necessariamente será consciência de algo, ligando assim a consciência a intencionalidade.
Estratégias de ensino: Como estratégia de ensino, usaremos o conceito de aulas expositivas dialogadas.
Justificativa de estratégia de ensino: Acreditamos que a exposição do conteúdo a ser ministrado aos alunos, deva contar com a participação ativa dos mesmos através de uma aula aberta ao diálogo, levando em consideração o conhecimento prévio dos discentes, até mesmo como ponto de partida do assunto a ser abordado. Através de uma aula expositiva e dialogada, objetivamos levar os estudantes a questionarem e interpretarem o objeto de estudo, caracterizando o reconhecimento e o confronto com a realidade.
Justificativa Geral: Segundo Husserl, a fenomenologia seria o método filosófico por excelência. No entanto, para Husserl a filosofia de Kant fracassou no principal problema levantado por ela mesma: cumprir na prática o que propôs em teoria. Para Husserl o conceito