Plano de aula
A presente proposta de intervenção visa propiciar aos alunos surdos sua inserção no mundo letrado, ampliando os seus conhecimentos não só acadêmicos , mas também de mundo, tornando-os incluídos e participativos, capazes de compreender os gêneros textuais, usados nas diversas esferas de comunicação . Em suma essa proposta tenciona levar ao aluno surdo a análise e reflexão sobre a escrita e proporciona ao professor meios de observar as dificuldades que os estudantes surdos apresentam e direcionar suas intervenções de modo que ajudem os alunos nessa construção da aprendizagem.
Para que isso ocorra, o professor deve oferecer muitos textos , de diferentes gêneros textuais, o que vai propiciar aos alunos surdos tanto a ampliação de suas possibilidades de compreensão da escrita .
Assim como se propõe para os alunos ouvintes, ao planejar sua aula o professor deve levar em conta, primeiro o perfil da sua sala : quem são seus alunos , quais são seus hábitos culturais , interesses e, principalmente ,como dominam a Língua Brasileira de Sinais.
Ao introduzir um texto, o professor precisa explorar os conhecimentos dos alunos sobre o tema , essa conversa deverá ser em LIBRAS.Todas as atividades dessa sequência que os professor desenvolver oralmente com os alunos ouvintes devem se dar na Língua Brasileira de Sinais.
Ao optar pelo trabalho com a fábula: O LEÃO E O RATINHO, cria-se uma oportunidade , para os alunos de conhecerem um texto que circula socialmente, que envolve condições de produção e leitura.O que se escreve , para quem, com que finalidade?em quais circunstâncias se escreve e se lê?Como circula na sociedade?
Para não perder de vista o uso social que se faz dos gêneros textuais selecionados para estudo, é importante que o professor crie oportunidades para o aluno surdo reconhecer as situações comunicativas em que os textos são produzidos e em que circunstâncias são lidos.
A atividade Produção de texto na Língua