Plano de aula Mito da caverna Sandra
UNIMES VIRTUAL
Plano de Aula
I. Plano de Aula: Alegoria da Caverna de Platão.
II. Dados de Identificação:
Escola: EE Coripheu de Azevedo Marques
Professor (a) estagiário (a): Sandra Regina Ribeiro
6º semestre
Disciplina: Filosofia
Série: 1º ano
Turma: B- Ensino Médio
Duração estimada: 4 aulas
III. Tema: O conhecimento (epistemologia)
Dimensão filosófica: O que é mito? Como Platão concebe o mito da caverna? Qual a relação do mito da caverna com os dias atuais?
Dimensão histórica: O homem enquanto construtor de sua história se utiliza do poder para dominar os outros? Como Platão relaciona o mito da caverna com o contexto histórico de sua época?
Dimensão social: Qual o papel dos meios da comunicação na formação da consciência crítica do ser humano?
IV. Objetivos:
Analisar o contexto histórico em que vivia Platão, a formação da consciência crítica e com a história Alegoria de Platão, despertar no educando o acomodamento sobre o conteúdo que recebemos prontos, por uma sociedade que vende seus produtos acabados ou enfia garganta a baixo seu projetos educacionais, sociais etc. Incentivar o aluno a fazer uma comparação com a história ALEGORIA DA CAVERNA e a ilustração e quadrinhos Sombras da Vida.
Instigar a deduzir por si próprio qual a diferença entre a sociedade apresentada na história e na ilustração com a vida na atualidade do século XXI.
Incentivar o questionamento de cada aluno sobre a alienação do sistema atual e o da história, onde e como ele reflete em cada cidadão na medida em que nossa sociedade é direcionada por uma alienação mascarada socialmente na vida real atual. Provocar a pesquisa por meios de comunicação de modo geral, solicitar que cada um faça seu resumo descriminando em ordem cada detalhe observado nas sociedades da história e a atualidade, e qual a proposta sugerida pelo próprio aluno como solução para melhorar e aprimorar o desenvolvimento do raciocínio lógico humano para quebrar as barreiras da