plano de aula interdisciplinar na educação infantil
TEMA: aprender cantando.
ANO: a aula é indicada para o Infantil II
JUSTIFICATIVA: A proposta é ensinar aos alunos que por meio de cantigas se pode aprender, tornando o meio do ambiente escolar divertido, desenvolvendo a integração do grupo, aprimorando a expressão facial e corporal, a percepção visual e auditiva, além de trabalhar o movimento e ritmos.
OBJETIVOS: trabalhar raciocínio lógico, percepção e ritmo, movimentos e a linguagem oral.
COMPONENTE CURRICULAR E CONTEÚDO: Linguagem oral e escrita, Música e movimento.
CRONOGRAMA: tempo total da atividade em torno de 45 minutos.
METODOLOGIA: O primeiro passo da atividade é apresentar a música para que as crianças tenham um primeiro conhecimento do que vai ser trabalhado e abrir uma pequena roda de conversa, perguntando se já conheciam a cantiga apresentada e se gostaram. O segundo passo é trabalhar a letra, ensinando as crianças a cantarem. Como terceiro passo, deve-se acrescentar os gestos e trabalhar com eles a execução dos movimentos dentro do ritmo da música. Fechar a aula com uma pequena conversa sobre o exercício, motivando os alunos para as próximas aulas.
AVALIAÇÃO: a avaliação é feita tendo por base a participação dos alunos, o interesse e a dedicação dos mesmos à atividade proposta. A avaliação deve ser feita de maneira contínua.
BIBLIOGRAFIA:
REBOUÇAS, F. Música na Educação Infantil. Disponível em http://www.infoescola.com/educacao/musica-na-educacao-infantil/ . Acesso em: 16 mai. 2014
GIRARDI, G. Música para aprender e se Divertir. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/musica-aprender-se-divertir-422851.shtml . Acesso em: 16 mai. 2014