Plano de aula GINCANA
Curso de Educação Física
GINCANA: Faixa etária de 08 e 09 anos
ANA DINIZ - Nº 03
CAROLINA SANTOS SILVA - Nº 06
JAQUELINE ZIEMMER- Nº 12
TURMA 14205B
Práticas Pedagógicas I
Prof. Ariovaldo Fernandes Xavier Rabello
Prof. Gilberto Pantiga Junior
São Paulo, 20 de Outubro de 2014
Sumário
1. Introdução 3
2. Plano de aula 4
2.1. Dados de Identificação 4
2.2. Tema 4
2.3. Objetivos Específicos 4
2.4. Conteúdos 4
2.5. Cronograma e Conteúdos 5
2.6. Método 7
2.7. Recursos e Materiais 8
2.8. Critério de Avaliação 8
3. Conclusão 8
4. Referencias Bibliográficas 9
5. Anexo I - Desenho do Tangram...................................................................................................10
1. Introdução
Gincana é um conjunto de tarefas disputadas entre grupos diversos, com o mesmo objetivo final. As gincanas podem ser realizadas por diversos tipos de competições onde os concorrentes enfrentam várias provas.
De acordo com Cavallari e Zacharias (2011), são atividades com caráter lúdico predominante e onde há sempre a busca da vitória, é considerado um tipo de jogo. Como todo jogo a gincana possui algumas características como: podem ser atividades físicas ou mentais, seu final é sempre previsto, sempre tem regras (simples ou complexa), tem uma sequencia de varias tarefas ou provas interligadas, nessas provas não conta só habilidade e sim a rapidez com o que os participantes realizam as provas.
Além de a gincana ser uma atividade lúdica, tem como objetivo: educacionais, integração dos participantes, divulgar alguma entidade, objetivos beneficentes, entre outros.
Os principais tipos de Gincanas são: Solicitação, Cultural, Musical, de Habilidades, Rústica, Esportiva, Aquática e de Circuito.
Segundo Gallahue e Donnelly (2008), as crianças de 8 a 12 anos apresentam rápidos ganhos em aprendizados e são capazes de atuar em níveis crescentemente mais sofisticados no