PLANO DE AULA DE BOXE
1.1 Objetivos Específicos
- Executar atividades que trabalhem equilíbrio, agilidade, força e direção.
- Propor elementos que possam trabalhar a confiança e atenção.
2. POPULAÇÃO: Crianças de 6 a 8 anos, iniciantes em uma Escolinha de Boxe.
3. DURAÇÃO DA AULA: 45 minutos.
4. MATERIAIS: Cordas, Balões, Bolas; Barbantes, Bambolês.
5. LOCAL: Ginásio de esportes.
6. PLANO DE AULA – METODOLOGIA: Para Sampaio (2010), o termo “brincar” ligado a aprendizagem se chama ludicidade, sendo assim a forma mais buscada pelos educadores no processo de melhoria do ensino. Com essa metodologia, pode-se tanto sensibilizá-los, propiciando o ensino com apreensão, vivência e encantamento, e até mesmo prepará-los para o futuro em sociedade. Precisamos como professores e pesquisadores, encontrar caminhos para transformar a educação, aprendendo a condição humana e aprendendo a ser, buscando meios que atinjam a vida do educando, por meio de sua própria vivência e proporcionando sua formação para a vida.
6.1 Aquecimento: (10 minutos)
1. Dentro da quadra, utilizando o espaço da quadra de Voleibol: Pega-pega (7 minutos)
OBS: A professora escolhe dois pegadores, quando estes “pegarem” alguém, este também passa a ser pegador.
2. Andando aleatoriamente na quadra: 10 saltos sapo cantando “sapo cururu”. (MÚSICA)
6.2 Alongamento
1. A turma forma uma coluna e o primeiro integrante ganha à bola, ele deve passar para o colega que está atrás, com os dois braços posicionados acima da cabeça estendidos. O colega que irá receber a bola deve pegá-la e fazer o mesmo movimento. Assim será até o último da fila receber a bola. O último leva a bola para frente, se posicionando a frente da coluna. (Repetir 3 vezes).
2. Posicionados em coluna todos devem fazer uma “montanha” com o corpo, ou seja, ficar de quatro apoios, com as pernas estendidas, olhando sempre para baixo. O colega que está posicionado na ponta da coluna