Boxe Plano de Ensino
Campus Biguaçu
Curso de Educação Física
WAGNER FARIAS DA SILVA
PLANO DE ENSINO
BOXE
BIGUAÇU
2014
WAGNER FARIAS DA SILVA
PLANO DE ENSINO BOXE
Trabalho realizado para a obtenção de avaliação para a Disciplina de Projetos Integrados ministrada pelo Professor André Delazari Tristão da Universidade do Vale do Itajaí – Centro de Ciências da Saúde - Curso de Licenciatura em Educação Física.
BIGUAÇU
2014
INTRODUÇÃO Este plano de ensino visa propor o Boxe como conteúdo na educação física escolar do ensino médio, pois as Lutas fazem parte de um dos blocos de conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, e o tema é rico em conhecimento, independentemente do tipo de abordagem escolhida pela escola ou pelo professor. Também por fazer parte da cultura de movimento algo muito valorizado hoje em dia. Podem ser citados como exemplos de luta: as brincadeiras de cabo de guerra e braço de ferro, até as práticas mais complexas da capoeira, do judô, do caratê, do taekwondo e da modalidade escolhida, o boxe. Alguns estados do Brasil adotaram a luta na sua proposta para educação física, entre eles estão o estado de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.. A luta hoje é muito explorada pela mídia, temos como exemplo o MMA, Mix Martial Arts- artes marciais mistas, que virou febre com as transmissões na televisão aberta do Brasil, uma das razões para este feito são os diversos campeões brasileiros nesse esporte. Com isso os alunos apresentam maior interesse nas lutas. Diferente da televisão, na escola há objetivos a se seguir. Segundo os PCN’s (Brasil,1998.p.96), os objetivos da prática das lutas na escola, são:
A compreensão por parte do educando do ato de lutar (por que lutar, com quem lutar, contra quem ou contra o que lutar; a compreensão e vivência de lutas no contexto escolar (lutas X violência;